domingo, 20 de julho de 2008

Sí Se Puede Tour 2008 // Capítulo 6: Entre estradas, cachorros e cabanas

O Domingo ia terminando quando iniciamos o trecho de 1000km que nos levaria até Puerto Varas, cidadezinha próxima à Puerto Montt, em direção ao Sul do Chile. Ao invés de seguir no caminho mais lógico e seguro, via Santiago, resolvemos tomar uma rota passando por estradas secundárias - iguais, de boa qualidade. Parece que seja qual for o caminho, o Chile oferece cenários incríveis. Cruzamos por montanhas, lagos e vilarejos interessantes. Já era noite quando atingimos a Ruta 5.

Programação cultural quentíssima em Casablanca

A Ruta 5 cruza o continente de cabo a rabo, desde o Alasca até Puerto Montt, com mais de 9000km de estrada. Por isso, recebe também o nome de Rodovia Panamericana. trecho de Santiago até o sul conta com apenas 14 pedágios, cada um custando o equivalente a R$ 8. As condições, porém, valem o investimento. Pista dupla extremamente bem sinalizada, asfalto liso e a companhia dos Andes à esquerda durante todo o tempo. Acompanhados pela rádio Bio-Bio Deportes, seguimos até Chillán ouvindo a vitória chilena sobre a Bolívia pelas Eliminatórias. Comemoração intensa dos radialistas, que gritavam goooool por 3 minutos a cada vez que La Roja balançava os cordéis altiplânicos.

Estamos indo na direção certa?

Metade do caminho, Chillán não tinha muito a oferecer, ao contrário do que pensava este que vos escreve, que a confundiu com Pucón, esta sim cidade turística. Nos restou bater um sanduíche delicioso no pacato centro da cidade e recolher-se, já que no dia seguinte a viagem prosseguiria. Naquela manhã, então, saímos sob frio intenso. Em Temuco, nos programamos para almoçar. A eleição por um restaurante alemão recomendado em nosso guia terminou sendo frustrada, já que no endereço citado nada havia. Era no miolo do Centro da cidade e o caos imperava. Transtornados, tomamos o rumo do mercado público local, que ficava a uma quadra dali. Após insistentes propostas de funcionários dos restaurantes - mas assim, insistentes MESMO - decidimos por um qualquer, que ofereceu um saboroso salmão a um preço bastante honesto.

Uma dupla infernal: vulcões Osorno e Chabulco

Fim de tarde quando chegamos em Puerto Varas, cidadezinha de colonização alemã a 20km de Puerto Montt. A primeira impressão é que estávamos em Gramado, descontando o lago Llanquihue, que costeia a cidade, e a vista dos vulcões ao fundo. Após um rápido rodeio pelo Centrinho, tínhamos que encontrar alojamento. Uma das opções que pareciam mais atraentes eram cabanas rústicas situadas na beira do lago, mas logo percebemos que três machos procurando por uma cabana não era a nossa cara. Após muitas piadas sobre as preferências sexuais dos viajantes, acabamos nos hospedando em um hotel mesmo.

Melhor amigo do homem

Mesmo com uma noite gelada, saímos a bater perna e conhecer a cidade. Destaque para a belíssima pizza de chorizo degustada no bar que, dizem, é freqüentado por loiras danesas. Porém, a noite de segunda em Puerto Varas só é quente se colocam pimenta na beira do teu copo de chopp, lhes garanto. Foi melhor se contentar com a companhia dos cachorros, que nos perseguiam aonde quer que fossemos.

Na manhã seguinte, muito chão e neve pela frente.