terça-feira, 18 de novembro de 2008

Esse estranho elemento ao oeste

Depois de dois meses freqüentando diariamente a municipalidade de Triunfo, retorno para Porto Alegre no dia de hoje. Coincidência ou não, o sol marca forte presença, tornando o cenário visto das janelas do escritório ainda mais impressionante. Para um lado, o parque Marinha, o Beira-Rio, no fundo o museu do Iberê. Para o outro lado, o parque da Harmonia e o Gasômetro. Impossível não pensar por que a cidade virou as costas para o rio.

Logo hoje que vim para cá, inaugura-se o Barra Shopping Sul (aliás... pior nome. Por que não mantiveram a idéia inicial, de Cristal Shopping? Muito mais “identificável”. Paciência). Não tive a oportunidade de por lá passar, mas pelo que vi nos jornais, finalmente deram um jeito naquela vergonhosa Diário de Notícias, uma faixa de asfalto podre que costeava o rio.

Além disso, me deparei com as novidades patrocinadas pela Pepsi na orla, no trecho entre o Gasômetro e a Ipiranga. Pode ser muito pouco colocar umas quadras, pintar os meios-fios e os postes, mas convenhamos, ao menos é alguma coisa.

E por fim, avisto o famigerado Pontal do Estaleiro. Minha intenção não discutir o tal projeto apresentado e aprovado – sabe-se lá por quais maneiras – na Câmara de Vereadores. Porém, a atenção provocada por esse assunto para aquele pequeno pedaço de terra enfiado dentro do Guaíba parece que reacendeu uma discussão muito maior entre os cidadãos que aqui vivem.

Será que não é possível aproveitarmos melhor a nossa orla? O que falta para isso acontecer? O nosso povo, tão POLITIZADO e BRIGADOR, vai ficar esperando até quando para ter espaços de lazer decentes nessa cidade?

Espero que seja antes do que eu estou pensando.

3 comentários:

Anônimo disse...

O nome mudou por causa do shopping carioca, do mesmo grupo... capisce?

E agora é só esperar pra ver se Fogazzz...zzz...zzza aprova o empreendimento do Conde...

Anônimo disse...

A MELHOR deixa quem deu foi o JUREMIR:

a "malocaria" nao pode ocupar lugares "publicos", portanto, "risquem fora da 'orla', infectos...".

Eis que, um tempodepois: o local "publico" vai virar um...quintal de CONDOMINIO.

Sei...

PS: CANSEI de me manifestar pela UTILIZACAO da orla do Guaiba. Caso perdido.

Vica disse...

Tb acho que filme dublado non ecziste. E, quanto à orla, tava lá o espaço, jogado às traças, ninguém dizia nada...